Fechar [X] Dicas de como prevenir alergias

Os pacientes com alergia a poeira, fungos, ácaros, lã e outros, devem manter sob controle os alérgenos inalantes de seu ambiente familiar:

1) Usar somente travesseiros de espuma de borracha (não usar de forma alguma os de pena, paina, etc);
2) Usar somente colcha comum ou cobertor tipo sono leve (não usar os de lã, fios soltos ou chenile);
3) Não usar agasalhos de lã, fios soltos ou de pelos de animais (usar tecidos sintéticos, linha, malha de algodão);
4) O quarto de dormir deve ser arejado, sem tapetes, cortinas, estantes com livros, ou outros objetos que juntam poeira;
5) Outras pessoas que usem o mesmo quarto também devem seguir a profilaxia;
6) Não aplicar inseticida em pó ou spray, inclusive espiral;
7) A poeira dos móveis e assoalhos deve ser removida com aspirador e pano úmido (nunca usar espanador);
8) Não usar perfumes, colônias e talcos com aromas muito fortes. Evitar cheiros de tintas, gasolina, etc;
9) No caso de crianças, evitar que brinquem e deitem em tapetes ou sofás durante o tratamento;
10) Tomar banho com a temperatura da água mais fria possível;
11) Vida máxima ao ar livre;
12) Praticar natação, ginástica e frequentar praia.


Fechar [X] Vacinas indicadas para:

• Rinite (Corisa, espirros, congestão nasal e ressecamento nasal);
• Sinusite (Peso atrás dos olhos, sobre os olhos e dor de cabeça);
• Conjuntivite Alérgica (Coceira, irritação e eritéia);
• Faringite, Odinofagia (Dor de garganta, rouquidão, tosse seca e prurido);
• Otite (Dor de ouvido);
• Bronquite;
• Asma;



Fechar [X] Cutânea

• Urticária (Erupção com aparecimento súbito de pápulas, placas edematosas, eritematosas e com prurido intenso - coceira);
• Dermatite (Lesões com eritema, edema, infiltração, vesiculas, bolhas, secreção, crosta, escamas, dependendo da causa e tempo de existência das lesões);
• Estrófulo (Picada de inseto);


Fechar [X] Imunoterapia

Indicações: alergia a partículas, epitélios ou substâncias presentes no ar ou ambiente, alergia a picada de insetos e baixa resposta imunológica a bactéria, fungos e vírus.
Admistração é feita através de vacinas.
É um tratamento seguro, exaustivamente testado, praticamente isento de efeitos colaterais.


Fechar [X] Teste para Insetos

Após assepsia local, é feita aplicação de injeção intradermica de 0,03ml de substancia com mistura de 6 diferentes insetos no antebraço do paciente. A leitura é feita em 15 a 30 minutos.

Fechar [X] Prova de Provocação Nasal

Aplicamos 1 gota com mistura de pó + ácaro na narina do paciente. O teste será considerado positivo se houver queixa de prurido, espirro e coriza.

Fechar [X] Testes de Contato

Substâncias químicas com as quais entramos em contato diariamente, preparadas de forma padronizada são colocadas em contato com a pele previamente limpa do braço do paciente, cobertas por fita adesiva hipoalergênica, permanecem em contato com a pele por no mínimo 24hs e no máximo 96hs. Esta fita não pode ser molhada ou retirada do contato da pele até o retorno à clínica quando então a enfermeira fará a retirada desta, limpeza parcial da pele e colocará a área do teste em exposição á luz ultravioleta para o que chamamos de FOTOSSENSIBILIZAÇÂO.

Fechar [X] RAST

Após assepsia local, coletamos o sangue, centrifugamos, refrigeramos e enviamos a laboratório especializado para a pesquisa.
Pesquisa de anticorpos específicos para alérgenos como: inalantes (poeira, fungo e ácaro,pêlos de animais,lã, pólens, piretro, penas) alimentos infantis, sementes, cereais, frutos do mar, carnes, gramíneas e frutas no sangue do paciente.


Fechar [X] Intradermo Reação (Perfil Imunológico)

Após assepsia local, no antebraço do paciente são injetadas lentamente por via intradérmica, substâncias de origem bacteriana ou fúngica preparadas previamente na dose de 0,03ml cada, em posições previamente determinadas.
A leitura dos testes é feita em média 48hs após a aplicação das substâncias.


Fechar [X] Provas Imuno Alérgicas

Após assepsia local,no antebraço do paciente são injetadas lentamente por via intradérmica, substâncias de origem bacteriana ou fúngica preparadas previamente na dose de 0,03ml cada, em posições previamente determinadas.
A leitura dos testes é feita em média 48hs após a aplicação das substâncias.


Fechar [X] Testes: imediatos, poeira e pó, ácaro, fungo (mofo), pelo de cão
e gato, lã, pólen, penas, piretro, alimentares e látex.


Técnica: simples e segura: realizamos a assepsia da face anterior do antebraço do paciente, colocamos com conta gotas específico, gotinhas previamente preparadas, contendo as substâncias a serem testadas, na face anterior do antebraço do paciente. Utilizamos fina agulha para provocar levíssima escarificação na pele abaixo de cada gotinha. O espaço entre cada gota é de aproximadamente 2cm e a cada toque da agulha na pele do paciente a agulha é limpa antes de tocar a pele novamente na próxima gotinha. Raramente pode ocorrer pequeníssimo sangramento local. Aguarda-se 30 minutos e então é realizada a leitura do testes. Sempre será utilizada uma substância para controle negativo (soro fisiológico) e outra como controle positivo (Histamina, substância que é liberada por nosso corpo em caso de qualquer processo alérgico).
Desta forma se algumas áreas se mostrarem vermelhas e coçando serão comparadas ao controle negativo e se forem maiores que este serão então comparadas ao controle positivo e classificadas como: leve, moderada.




Av. Rio Branco, 257 - Grupo 710 a 714 - Centro, RJ.
Tels.: (21) 2220-5798 / 2533-4865 / 2533-3703
Funcionamento: de 2ª a 6ª das 08:30 as 18:30h
Sábados: das 09:00 às 14:00h.

Criação e Desenvolvimento G10Web